Dúvidas

Questões gerais sobre o Parque Memorial Botucatu

Qual o horário de funcionamento?

O Parque Memorial de Botucatu funciona todos os dias das 08:00hs as 17:00hs.

Posso passear no Parque Memorial Botucatu?

Sim, respeitando-se o regulamento interno e o horário de funcionamento. O Memorial Botucatu foi concebido para além de um cemitério parque, ser uma área verde disponível a população, com trilhas no meio do bosque, bancos para descanso e acesso a internet gratuito.

Posso entrar de carro?

Sim, o Memorial Botucatu possui vias para trânsito de veículos e bolsões de estacionamento para maior comodidade e segurança. Mas atenção ao limite de velocidade de 20 km/h.

Quais atividades são permitidas?

No Memorial Botucatu é possível caminhar, refletir nos espaços disponíveis, visitar os jazigos, meditar, orar, acessar a internet, ler um livro. Quaisquer outras não aqui descritas, precisam de autorização direta do Administração.

É permitido fazer pique nique?

Não. Apenas em datas especiais previamente informadas pela administração do Parque Memorial Botucatu.

Questões sobre o Cemitério

Quantas gavetas o jazigo possui?

Atualmente contamos com jazigos de 3 ou 4 gavetas.

Posso sepultar qualquer pessoa?

Sim, você pode se utilizar das gavetas de seu jazigo para o sepultamento de qualquer pessoa que indicar.

E se o jazigo estiver ocupado?

Passado o prazo de exumação, você pode realizar o processo de exumação, inclusive para  a cremação e liberar mais gavetas em seu jazigo para a realização de um novo sepultamento.

Qual o prazo de exumação?

O prazo legal de exumação é de 4 anos.

Questões sobre a Cremação

Como é realizada a cremação

O Parque Memorial Botucatu possui equipamentos importados de última geração que realizam e monitoram todo o processo, realizado por profissionais altamente qualificados e certificados internacionalmente.

É possível cremar vários corpos de uma única vez?

Não, o procedimento é feito de forma individual

A família pode assistir a cremação?

Não. Por se tratar de uma ação absolutamente técnica, a equipe do Memorial Botucatu realiza todo o procedimento mantendo a reverência ao momento de dor e despedida, e poupando a família.

A família pode assistir a cremação?

Não. Por se tratar de uma ação absolutamente técnica, a equipe do Parque Memorial Botucatu realiza todo o procedimento mantendo a reverência ao momento de dor e despedida, e poupando a família.

A cremação solta fumaça ou cheiro?

Não. Tudo é absolutamente processado e monitorado por sensores e equipamentos modernos que extinguem qualquer tipo de fumaça ou odor.

É possível cremar animais também?

Nosso crematório é exclusivo para seres humanos. Para a cremação de animais é necessário procurar o serviço em crematório específico para esse fim.

Neste caso, como se dá a separação das cinzas?

Metais e vidros são retirados para não prejudicar o processo de cremação. Após o procedimento, a equipe tem treinamento específico para distinguir e separar as cinzas que posteriormente serão entregues à família.

Como as cinzas são entregues a família?

A família adquire a urna na qual serão depositadas as cinzas. Existem modelos de materiais diversos especialmente destinados a esta finalidade. Esta urna é entregue ao representante indicado pela família, em uma cerimônia reservada, realizada pelo Memorial Botucatu.

O que é possível fazer com as cinzas?

Cada família decide de acordo com suas convicções o que fazer com as cinzas. São das mais variadas as possibilidades que vão desde a sua guarda em urnas próprias, colares, pingentes, até a transformação delas em um diamante.

Se estiverem em urnas ecológicas, as cinzas podem ser colocadas na natureza. Há família que as depositam em seus mausoléus ou nos jazigos.

As cinzas contaminam o meio ambiente?

Não. Pelo contrário, elas são material estéril e, se colocadas em urnas biodegradáveis, podem, sem qualquer receio, ser depositadas na natureza.

O Parque Memorial Botucatu possui inclusive um projeto denominado Árvore da Vida que incentiva o plantio de mudas, tendo as cinzas com base para o crescimento das árvores e plantas.

Posso cremar após ter enterrado?

Sim. O nome deste processo é Cremação dos Ossos, e é o recomendado à família que deseja gerar espaço em seus jazigos, geralmente permitido após 4 anos do sepultamento.

A cremação é cara?

Salvo algumas exceções, a Cremação já é mais barata que o enterro tradicional. O Memorial Botucatu possui planos de cremação para atender a todos. Informe-se.